O que significa ter boa saúde?

O que significa ter boa saúde?

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Ser saudável não significa apenas não ter nenhuma doença, mas significa desfrutar de bem-estar físico, mental e social . Embora o conceito de saúde possa diferir em cada pessoa de acordo com suas circunstâncias, a base da boa saúde começa com hábitos nutricionais corretos e nosso papel é fundamental quando se trata de prevenção.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em sua constituição aprovada em 1948, define saúde como: “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”. Em 1992, também foi adicionado a esta descrição “e em harmonia com o meio ambiente”.

Cada pessoa é diferente e dependendo de suas circunstâncias pessoais, como idade ou estilo de vida, ter boa saúde pode envolver diferentes aspectos. Por exemplo, uma pessoa saudável da terceira idade não compartilha as mesmas condições que um atleta de elite saudável. Embora os avanços da pesquisa médica nos tenham permitido dispor de uma infinidade de tratamentos de todos os tipos para prevenir, controlar e prevenir doenças, nosso papel no cuidado de nossa própria saúde é muito importante: todos os profissionais médicos coincidem que para ter uma boa saúde, devemos começar com bons hábitos alimentares e para isso, a prevenção e a educação são pilares fundamentais .
Como podemos cuidar da nossa saúde?

– Com uma dieta equilibrada . A alimentação saudável é aquela que fornece ao corpo os nutrientes essenciais e a energia necessária para manter nosso bem-estar físico e prevenir doenças. É rico em frutas, legumes, cereais, leguminosas e baixo teor de gordura. Recomenda-se comer pelo menos 5 porções diferentes de frutas e vegetais por dia, produtos frescos e sazonais e reduzir tanto quanto possível o consumo de açúcares e sal. Para que a alimentação saudável não se torne chata, há muitas possibilidades de escolha de alimentos e formas de cocção que nos garantam que nossa alimentação, além de saudável, pode ser agradável. E como é sobre desfrutar, podemos nos tratar de tempos em tempos sem remorso.

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– Evitar o estilo de vida sedentário e exercitar-se regularmente, adaptado às condições de cada pessoa . A atividade física nos ajuda a queimar o excesso de calorias ingeridas e tonificar os músculos e os ossos diante da velhice. Sua prática reduz o risco de sofrer doenças cardíacas e aquelas relacionadas à pressão arterial e colesterol, nos mantém em forma e longe do estresse. O exercício não significa esmagar a academia ou deixar a respiração correr. Há muitas atividades, como caminhar ao ar livre, dançar, esportes de todos os tipos, como uma equipe, etc., que além de cuidar de nossa saúde, fomentam as relações sociais.

– Evite substâncias tóxicas em nosso corpo, como álcool, tabaco e drogas.

– Descanse corretamente . Manter uma boa higiene do sono é essencial para recarregar a energia física e mental que passamos durante o dia. É necessário desfrutar de um bom descanso e, embora as horas necessárias de sono possam depender de cada pessoa, deve-se garantir que seja um sono repousante.

– Realizar os exames médicos relevantes de acordo com a idade e condição física . Detectar prematuramente algum tipo de problema de saúde pode nos ajudar a minimizar os riscos e a tratar a patologia de maneira mais eficaz.

– Tenha uma boa higiene . Manter a limpeza do corpo, cabelo e dentes previne infecções e doenças.

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– Evitar o estresse , que prejudica a saúde física e mental a médio e longo prazo.

– É muito importante também cuidar da saúde emocional , para que as relações sociais sejam incentivadas: compartilhar experiências, exteriorizar sentimentos, aceitar a si mesmo, curtir amigos e familiares, sorrir e rir com frequência. Isso não significa que é necessário ter uma vida social hiperativa ou ser os reis da festa, mas nossa vida social deve ser suficiente para nos sentirmos confortáveis ​​com o que nos cerca, mas também devemos estar abertos para conhecer novas pessoas que nos proporcionam experiências e conhecimentos diferentes.

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